terça-feira, 28 de abril de 2009

Charles Darwin em seus estudos disse que o homem teria parentesco com o macaco, depois dessa afirmação conseguiu admiração e respeito. na contra mão da história, outro homem chamado John Napier, realizará uma outra descoberta não no campo da biologia, mas da matemática. Criou os logaritmos e queria expressar números como produto de outros números como por exemplo 9, que é igual a 3x3 ou 3 2

Mais de fato Napier queria descobrir qual seria uma equação do tipo 2 r= 5, concluiu pois, que o número não era inteiro, concluindo que necessitava de uma nova interpretação ao significado de uma base elevada a um expoente.

Ele descobriu a seguinte forma Log 2 16= 4 e 3 9= 2, logo após essa descoberta começou-se a calcular logaritmos de vários números. Inclusive log 2 5= y, que é uma propriedade do logaritmo que correlaciona Darwin e Napier, ou seja, biologia e matemática.

Napier nunca imaginou nenhum parentesco entre o homem e o macaco, elel apenas conseguiu dizer com números o que Darwin disse com palavras a cerca de trezentos anos atrás: macaco log homem/macaco= homem.

Esse texto é de autoria do aluno do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Liliosa de Paiva Leite e co autoria da Profº Elaine Cristina Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário